O melasma é uma alteração inestética causada por diversos fatores e piora principalmente com a exposição solar e alteração hormonal. As mulheres são mais afetadas e é normalmente nesta época do ano, quando começa a esquentar, que surge aquela mancha escura na região da testa ou bochecha.
Mas e tem como tratar no verão? Sim, e sempre! O melasma não tem cura, mas tem tratamento. Seguindo as orientações corretas e fazendo o tratamento indicado para o seu tipo de melasma, você pode controlar e evitar o aparecimento de novas manchas e evitar a reincidência de lesões.
É fundamental evitar a exposição solar e sempre utilizar filtro solar, junto com antioxidantes e pigmento para ter cobertura mais completa de proteção. Além disso, o uso oral de fotoprotetores e antioxidantes é outro importante pilar no tratamento do melasma. Não esqueça que o tratamento inicia com avaliação e indicação de um médico dermatologista para definir o tipo de melasma e as condições a serem tratadas. Diversos procedimentos, como peeling com ácidos que não descamam e laser que não irrita a pele, podem ser aplicados por um profissional qualificado para atingir camadas profundas do melasma e assim obter melhores resultados.
O tratamento de manutenção deve ser feito sempre e a rotina é importante para quem tem melasma. Confiar no seu dermatologista competente e fazer a sua parte é fundamental para sucesso do tratamento!