O espaço Dra. Stela Dermatologia cuida da sua saúde e da saúde de toda sua família em todas as fases da vida buscando o envelhecimento bonito e saudável.
A celulite é um termo coloquial utilizado para designar o depósito de gordura e tecido fibroso que causam ondulações na pele- “aspecto em casca de laranja”. De 8 a 95% das mulheres pós–púberes são acometidas e o principal fator associado é a presença do hormônio estrógeno que influencia a regulação vascular inflamatória. O tratamento multidisciplinar e combinado com dieta adequada, exercício, agentes tópicos e procedimentos é capaz de auxiliar nas medidas da celulite.
Á medida que a pele amadurece, as fibras de colágeno que fornecem a sustentação interna da pele diminuem. Assim diversos sinais como rugas, sulcos e linhas de expressão, alterações da textura e cor, diminuição da oleosidade, perda do contorno e flacidez deixam sua pele mais cansada e envelhecida. O tratamento deve ser realizado de forma global:
- Relaxando a musculatura para as rugas dinâmicas e estáticas com naturalidade, permitindo efeito bonito;
- Redefinindo os contornos de lábios e sulcos;
- Repondo volume para sustentação da flacidez;
- Revitalizando a pele para deixa-la tonificada e luminosa. Assim, é possível adquirir aparência renovada que combina e realça o que você tem de melhor- sua beleza natural.
As estrias são formadas pela destruição das fibras colágenas e elásticas na pele, normalmente por causa de distenção excessiva da pele. Existem diversos tipos de tratamentos que podem ser feitos pelo dermatologista com melhoras importante. A avaliação de acordo com o tipo e cor da pele, localização das estrias é fundamental. Podem ser utilizados tópicos, laser e drug delivery, peeling e outros.
O melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e o histórico familiar também influenciam no surgimento desta condição. O tratamento deve ser guiado nos pilares de cosmecêuticos com despigmentantes e nos que agem na renovação celular da pele, fotoprotetores tópicos e orais, cuidados diários assim com a realização de procedimentos no consultório dermatológico.
As olheiras ou hiperpigmentação periorbital pode provocar importante impacto na vida social, sendo fator determinante para aparecimento do aspecto de cansaço e envelhecimento precoce. As olheiras podem tornar-se mais evidentes com a piora da qualidade do sono ou pela falta deste; além disso, o estresse e a desidratação são fatores agravantes. O tratamento ideal depende da avaliação dermatológica para a classificação do tipo de olheira que pode apresentar componentes: flacidez, pigmentação, vascularização, edema. Podem ser utilizados: cosmecêuticos, peelings, LIP e laser, preenchimento, radiofrequência e outros. Além disso, hábitos saudáveis de sono, evitar tabagismo e uso do protetor solar podem ajudar.
As rugas são pequenas linhas, dobras ou sulcos na pele. Geralmente surgem após os 35 anos de idade e podem ser sinais de excessiva contração dos movimentos faciais repetitivos quando falamos ou sorrimos. Outras rugas estão relacionadas ao processo de envelhecimento da pele e a exposição crônica ao sol formadas pelo estresse oxidativo. Diversos tratamentos podem ser realizados para tratamento destas linhas de expressão desde fotoproteção e cosmecêuticos até procedimentos minimamente invasivos como peeling, luz intensa pulsada, laser, toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores do colágeno, radiofrequência entre outros. A avaliação dermatológica é fundamental para tratamento de sucesso.
Partes do Nosso Corpo que Merecem Atenção Especial
Diversas partes do nosso corpo merecem atenção especial por demonstrar mais claramente o envelhecimento. Dentre elas podemos destacar: face (área ao redor dos olhos e lábios), colo, pescoço, mãos, lábios...- Cabelo
- Colo e Pescoço
- Dorso
- Face
- Mãos
- Orelhas
- Pele Masculina
- Pele da Criança
- Pele da Gestante
- Pele do Idoso
- Unhas
O cabelo é uma fibra natural que pode ser considerada como haste protéica formada de queratina, melanina e sais minerais. Tem sua vitalidade garantida pela presença dos aminoácidos, vitaminas e oligoelementos. As pontes de enxofre garantem a base da queratina. A lavagem dos cabelos com shampoo apropriado permite tratar e reparar os fios pelos danos causados pelos tratamentos químicos e agressões externas como poluição e a radiação solar.
A pele do colo e pescoço muitas vezes é deixada de lado no tratamento do rejuvenescimento, mas deve ser notada como área de demarcação que demonstra com facilidade o envelhecimento do local. A pele do colo é muito fica e com menor número de unidades pilossebáceas em relação a pele da face é reveladora de manchas, rugas, flacidez e até lesões de câncer de pele. Para corrigir estas alterações, diversos procedimentos podem ser utilizados após avaliação do seu dermatologista como: uso de cosméticos, microagulhamento, peelings, toxina botulínica, bioestimuladores do colágeno, radiofrequência, luz pulsada, laser, entre outros.
As costas ou o dorso tende a ser uma região onde a pele é mais oleosa que na parte frontal. Além disso, lesões de espinhas ou acne são comuns nesta região e podem deixar manchas ou cicatrizes senão tratadas de forma precoce e corretamente. Esta região deve ser cuidada e o uso do filtro solar específico é fundamental, assim como a aplicação de hidratante adequado. Além disso, alguns procedimentos como peeling de cristal podem ajudar.
Lábios: Os lábios podem ser alvo de diversos problemas que podem ocasionar diversos riscos à saúde. Caso não sejam bem cuidados podem ficar rachados, ressecados, vermelhos com fissuras, apresentar aftas e rugas além de aumentar a sensibilidade e até apresentar risco de desenvolvimento do câncer de lábio. O uso de hidratantes nos lábios com fotoproteção é ideal para evitar queimaduras, manchas, “cascas” na região.
Área dos olhos: A região periorbital é formada por pele muito fina e é composta de fibras de colágeno e elastina em menor número. Além disso, possui poucas glândulas sebáceas resultando numa região pobre de manto hidrolipídico o que a torna muito frágil, sensível e delicada requerendo cuidados especiais. Além disso, está exposta aos danos causados pela exposição solar, frio, vento e luminosidade e o resultado é o aparecimento espontâneo das linhas de expressão, bolsas, edema e pigmentação. Para o tratamento desta área frágil é necessária avaliação cuidadosa indicada pelo seu dermatologista e o uso de produtos prescritos para esta região além de tratamentos associados.
As mãos são muito sensíveis e esta região delicada do corpo, muitas vezes sem tratamento demonstra as alterações relacionadas ao envelhecimento como rugas e manchas. Diversos métodos são utilizados no tratamento do rejuvenescimento das mãos como LIP, laser, preenchimento, bioestimuladores do colágeno, peeling, entre outros. A avaliação adequada é fundamental para sucesso do tratamento.
As mulheres adoram usar brincos! Os lóbulos das orelhas são maiores e mais consistentes e não possuem rugas, contudo, com o envelhecimento esta região torna-se mais fina, rugosa e com dificuldade de sustentar adornos!! O tratamento é realizado com a aplicação de preenchedores com resultados imediatos sem a necessidade de cirurgia!
O homem moderno tem cuidados com a sua aparência, mantendo a harmonia entre a saúde e o bem-estar. As características estruturais da pele masculina são peculiares e necessitam de um tratamento personalizado. Dentre os tratamentos propostos estão: limpeza de pele para o controle da oleosidade e a diminuição da foliculite de barba, a LIP para rejuvenescimento e tratamento dos vasos e das manchas solares, o peeling, a toxina botulínica, o preenchimento e o laser para auxiliar no tratamento das linhas de expressão, rugas e sulcos, entre outros.
As crianças possuem a pele mais sensível que os adultos, sendo assim devem utilizar produtos que sejam específicos para sua idade. Os dermocosméticos nesta faixa etária devem ser atóxicos e hipoalergênicos. O dermatologista pode indicar o produto mais adequado para o tratamento e prevenção das doenças da pele da criança.
Na gestação grandes transformações são esperadas. Os cuidados dermatológicos são fundamentais desde o início da gravidez para auxiliar a gestante na orientação do uso dos cosmecêuticos seguros para ela e seu bebê. Além disso, o uso de produtos indicados para a prevenção e tratamento de manchas e das estrias é importante. A avaliação das pintas ou nevos também!!!
A pele do idoso é muito sensível e desidratada e reacional a diversas patologias crônicas. A hidratação é fundamental, além de uma avaliação criteriosa das manchas e sinais que podem estar relacionados a doenças de pele.
A exposição a agentes químicos e traumas repetidos nas unhas e cutículas fazem com que elas tenham um fase de crescimento frágil e irregular. Além disso, uma unha desidratada com deficiência de vitaminas fica mais propensa a infecções fúngicas e bacterianas. Além disso, a avaliação dermatológica para tratamento de comorbidades associadas como anemia e psoríase, devem ser avaliadas e tratadas. Soluções esmaltadas com colágeno, vitamina E auxiliam na reparação e fortificação da unha.