Saiba como cuidar de sua pele no verão

Dra Stela Cignachi, da entrevista sobre Dezembro Laranja para o Jornal Novo Tempo.
7 de janeiro de 2019
Saiba o que é melasma e os cuidados especiais para as manchas
15 de janeiro de 2019
Mostrar tudo

Saiba como cuidar de sua pele no verão

No verão, o sol, calor, vento e a água da piscina entram em contato mais frequente como a nossa pele. A radiação solar incide com mais intensidade aumentando o risco de queimadura e até câncer de pele. As doenças causadas por calor e umidade como micoses e dermatites são mais comuns. Além disso, o envelhecimento da pele torna-se maior com a exposição a todas estas agressões.

Aqui algumas dicas para aproveitar a estação de sol sem colocar sua beleza e saúde em risco:

1 – Filtro solar

O filtro solar deve ser aplicado diariamente, mas reaplicado a cada 3 horas nas áreas expostas ao sol com fator de proteção mínima de 30. O protetor deve ser indicado pelo seu dermatologista conforme avaliação do seu tipo de pele. Hoje, os protetores solares associados a antioxidantes, clareadores e hidratantes são uma forma de aumentar o potencial de fotoproteção e realizar tratamento da sua pele sem perder tempo! O uso de maquiagem em pós compactos com filtro solar são opção para reaplicar a proteção e ficar mais bonita. E o protetor solar em spray pode ser usado com facilidade maior de espalhar; hoje tem até filtro solar que pode ser usado em pele molhada.

2 – Hábitos Diários

As temperaturas elevadas exigem hidratação por dentro e por fora. A ingestão de líquidos no verão, água de coco e suco de frutas são boas opções. Além disso, alguns alimentos, como os ricos em carotenoides (cenouras, mamão e beterraba, por exemplo) e em flavonoides (como a uva) tem ação antioxidante, que previnem os danos solares na sua pele.

3 – Roupas leves

Prefira o uso de roupas leves e confortáveis. O calor, o abafamento e umidade predispõem o aparecimento de doenças como micoses, dermatites e foliculites.

4 – Acne cosmético

O uso impróprio de produtos cosméticos pela mistura e o aumento de oleosidade e transpiração predispõe o aparecimento de espinhas; o ideal é utilizar sabonetes adstringentes, água micelar ou demaquilante que acalmem a pele, filtros solares a base de gel ou sérum. Procure sempre um dermatologista para lhe acompanhar durante a mudança de estação para lhe indicar o produto certo.

5 – Cuidados com o corpo

Nesta época do ano ficamos mais expostos e algumas alterações “inestéticas”, como a gordura localizada e a celulite costumam aparecer. Seja por aumento de espessura da camada de gordura ou por flacidez, a celulite pode e deve ser amplamente tratada. Uma avaliação com profissional dermatologista é importante para lhe indicar o tratamento ideal para seu caso.

6 – Melasma

Basta passear sob o sol para a mancha escurecer. O melasma deve ser tratado inclusive no verão e seu tratamento com a associação de cuidados diários é fundamental para atingir camadas mais profundas da pele e evitar reincidência. Utilizar protetor solar com fator de proteção alto e com cor a cada 3 horas, uso de maquiagem com filtro solar, fotoprotetor oral e água termal são algumas dicas importantes. O uso de peeling que não descama e laser que não deixa marcas é fundamental no sucesso do tratamento e pode ser utilizado por profissional dermatologista qualificado, inclusive durante o verão.

Agora com todas estas dicas você já está preparado para curtir o verão com segurança numa boa!