A dermatologista Dra. Stela Cignachi dá dicas para manter a pele saudável durante o frio. Confira!
O friozinho já está chegando e é possível sentir os efeitos da mudança da estação na pele. Durante os meses de outono e inverno, o vento frio e a baixa umidade, assim como o contato com o ar-condicionado, provocam ressecamento da pele. Por isso, existem alguns cuidados que são essenciais para mantê-la bonita e saudável e prevenir o envelhecimento precoce.
1- Beba muito líquido. Sabe-se que a pele é composta de 70% de água, e quando a quantidade de oferta hídrica diminui, a pele sofre com a perda da elasticidade, ficando com aspecto ressecado, esbranquiçado e com sensação de repuxamento e até coceira. Além disso, assumir uma vida com hábitos de alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, como laranja (vitamina C), soja (isoflavonas) e castanha (vitamina E) é uma maneira inteligente de melhorar a qualidade de hidratação da sua pele de dentro para for a.
2- Tome cuidado com banhos muito quentes e demorados que deixam a pele mais sensível. O uso de buchas e esponjas, assim como o excesso de esfoliantes e sabonetes inadequados devem ser evitados; sem perceber, o excesso de medidas de limpeza sem orientação pode danificar o manto lipídico protetor da pele e deixá-la mais propensa a infecções e ferimentos.
3- Para manter a pele bem saudável, não existe outra escapatória a não ser a hidratação. É importante criar uma rotina de vida saudável e hidratar a pele sempre após o banho, pelo menos uma vez ao dia. Nas peles mais ressecadas, é importante hidratar 2 vezes por dia com produtos mais potentes, indicados pelo seu dermatologista, com substâncias que possam recompor a estrutura de proteção da pele. Fique atento na quantidade para não deixar a pele oleosa. O recomendado é aplicar uma quantidade que permita um deslizamento das mãos logo após a aplicação, sem que a pele fique melada ou escorregadia.
4- Diversos produtos podem ser utilizados para obter uma hidratação completa da pele, dependendo da área e necessidade do tipo de pele. Seu dermatologista é o médico especializado capaz de lhe indicar o melhor tratamento. Produtos com ação calmante e irritante são utilizados em associação com hidratantes para promover conforto e proteção de uma pele mais sensível e com risco de alergias. Já outros ativos podem ser utilizados como hidratantes com efeito tensor, renovando as células e estimulando o colágeno para pele pós-menopausa.
5- Procure um dermatologista para avaliação da pele. Nesta época do ano, doenças de pele comuns como dermatite seborréica ou caspa, psoríase, dermatite atópica e ictiose podem apresentar piora. Cuidados básicos com uso de produtos indicados para seu tipo de pele são fundamentais.
6- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras. O ideal é utilizar produtos na forma de bálsamos lipídicos com hidratantes e
reparadores potentes com filtro solar diariamente.
7- Os pés e cotovelos são regiões mais ressecadas naturalmente. Por isso, cuidados especiais com uso de produtos com ação regeneradora e cicatrizante são fundamentais.
8- O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar. Ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Portanto, apesar de você não se “queimar”, o sol danifica sua pele cronicamente e você deve protegê-la com filtros solares no mínimo FPS 30 sempre que ficar exposto ao sol.
Para outras dicas, acompanhe nosso blog e Facebook.
Texto originalmente publicado no “Conexão Saúde”, informativo interno Fátima Saúde – Edição 31.