Cuidados especiais com a pele da gestante

Estrias
Vamos falar sobre as estrias?
18 de março de 2019
Rejuvenecimento
Rejuvenescimento. Por onde devo começar o tratamento?
9 de Maio de 2019
Mostrar tudo

Cuidados especiais com a pele da gestante

pele da gestante

Durante a gestações diversas transformações metabólicas e hormonais alteram o corpo da mulher e podem representar alterações na pele que podem ser tratadas de forma preventiva evitando cicatrizes e marcas. Vou detalhar alguma das alterações:

  • Pintas e nevos – É muito importante que seja realizado exame minucioso das pintas e manchas de pele porque com a gestação , há aumento da vascularização e alteração hormonal e consequentemente aumento do numero delas e também podem se tornar mais escuras e com risco de displasia.
  • Melasma – Mancha escurecida mais comum em mulheres com piora ou aparecimento na gestação por alteração hormonal. Toda gestante deve fazer acompanhamento dermatológico e tratamento com filtro solar indicado associado a antioxidades e clareadores que podem ser utilizados na gestação.
  • Vasos – Devido o processo inflamatório e a ativação de importantes hormônios na gestação ocorre aumento de vascularização tornando a grávida mais avermelhada com tendência e ficar mais vermelha, ter coceira e sensibilidade a alergias na pele. O uso de hidratantes calmantes associado a água termal são indicados para diminuir o processo inflamatório.
  • Estrias – Devido a distensão da pele as fibras de colágeno e elastina podem se romper e desencadear cicatrizes conhecidas como estrias. Ocorre principalmente nas nádegas, barriga, coxas e seios de início avermelhadas e com o passar do tempo esbranquiçadas. Podem e devem ser tratadas durante e após a gestação conforme indicação médica com tópicos e até procedimentos em consultório.
  • Flacidez – A flacidez do corpo e do rosto é evidente pós gestação por alterações do processo inflamatório, hormonal e por alteração do peso. É importante uma avaliação precisa e tratamento com cuidados diários e mensais no consultório para evitar o envelhecimento precoce.

Todas estas alterações são importantes e devem ser identificadas e tratadas de forma preventiva junto com seu dermatologista.

Dra Stela Dermatologista
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
CRM 29481 RQE 26167