Está cansada de fazer o tratamento do melasma e chegar o verão e manchar novamente? Pode ser que você não esteja fazendo tudo que precisa, e por isto, a orientação de um dermatologista é fundamental.
O melasma é uma alteração da pele conhecida por manchas escuras na região da face principalmente em mulheres, podendo acometer colo, pescoço e braços. A pigmentação é associada a genética, fatores hormonais (por isto, na gestação pode aparecer ou piorar) e principalmente a exposição ao sol e outras fontes de luz.
Uma avaliação dermatoscópica pelo dermatologista é fundamental para avaliar a profundidade das manchas e a presença do componente inflamatório. Estes fatores são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Recentemente, diversos estudos com ativos antiinflamatórios são utilizados no tratamento do melasma. O componente inflamatório, ou seja, a presença de pequenos vasinhos, na região da mancha tornam o melasma uma reação inflamatória e reativa a toda espécie de calor ou vermelhidão. Lembre-se de que o melasma não tem cura, mas melhora com o tratamento certo.
Deve e pode ser tratado durante todas as épocas do ano, inclusive no verão quando a radiação aumenta e as fontes de calor estão mais intensas provocando o escurecimento das manchas. É importante a avaliação do dermatologista para a prescrição dos produtos mais indicados para o seu tipo de pele e para cada estação do ano. Siga algumas dicas especiais da Dra. Stela para você tratar do melasma e ficar mais bonita sem manchas:
- Não esqueça que o uso do filtro solar é mandatório. O filtro solar deve conter FPS acima de 30, mas quanto maior o número maior a sua proteção. Use filtro solar com proteção UVA e UVB assim como filtros inorgânicos. Não esqueça de utilizar filtro solar com pigmento ou cor que aumentam a capacidade de reflexão da luz e lhe protegem da luz visível que também mancha. Utilize filtros solares indicados para o seu tipo de pele, seja oleosa ou seca. Reaplique seu filtro solar de 3 em 3 horas na cidade e de 2 em 2 horas se exposição contínua como na praia, piscina ou exposta a atividade física ao ar livre. O uso do chapéu de aba larga e cor escura, assim como os óculos de sol; protetores físicos são fundamentais. Além disso, o uso do filtro diariamente não protege somente o escurecimento das manchas, mas também evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
- Utilize antioxidantes tópicos e orais para aumentar a sua proteção. As vitamina C e E, ácido ferúlico, phloretin, OTZ, alistin são os mais conhecidos e devem ser utilizados associados a sua proteção solar diária para proteger contra os danos do DNA celular. Os antioxidantes orais como polipodium leucotomas, picnogenol, vitamina C, luteína e glicoxyl são escolhas fundamentais para associar ao seu tratamento do melasma; eles melhoram de dentro para fora a sua proteção contra o escurecimento das manchas. O uso é obrigatório nos meses de verão para o tratamento do melasma.
- No caso de você não ter tempo de reaplicar o filtro solar não tem desculpa. Hoje, pós compactos com cor têm proteção (FPS) na composição e várias marcas com cores e sensoriais. Além disso, você aplica em qualquer lugar e ainda dá aquela cobertura para a maquiagem ficar em dia.
- Utilize como rotina água termal ou água vulcânica na face após higienização. Elas são fundamentais para diminuir efeitos inflamatórios dos vasinhos responsáveis pela pigmentação e assim diminuir o vermelhidão do calor. Assim, estará ajudando no componente vascular do melasma. Outra dica é levar para beira da praia e utilizar várias vezes antes de reaplicar o seu filtro solar.
- O tratamento com despigmentantes e ácidos durante o verão podem e devem ser utilizados. Sempre indicados conforme seu tipo de pele pela avaliação do seu dermatologista. Além disso, conforme o tipo de ácido pode ser usado tanto de dia quanto a noite para o clareamento das manchas.
- Não esqueça de associar aos tratamentos tópicos, os procedimentos no consultório do dermatologista. Peelings, laser e IPCA com orientação e fotoproteção são feitos no verão também. Estes procedimentos são fundamentais para o tratamento completo da mancha e para obter uma melhor resposta, dependendo da indicação do seu tipo de mancha.
Esteja sempre atenta as novidades. Com proteção e tratamento adequados suas manchinhas não vão lhe incomodar mais.