Como cuidar da pele durante o processo de emagrecimento

Aposte no carvão ativado para limpeza da pele
17 de outubro de 2017
Saiba quais são os principais tratamentos para amenizar o envelhecimento
30 de outubro de 2017
Mostrar tudo

Como cuidar da pele durante o processo de emagrecimento

Em breve inicia a estação mais quente e alegre do ano, o verão. Nesta época, surge uma vontade enorme do corpo estar em forma para aproveitar todas as coisas boas que esta temporada tem a oferecer, não é mesmo? No entanto, deve-se tomar cuidado com os métodos milagrosos e tratamentos rápidos que prometem dar conta de todos os excessos do inverno.

Na hora de cuidar do corpo é necessário cuidá-lo de maneira global, investindo em tratamentos que obtenham resultados duradouros e satisfatórios aliados com hábitos saudáveis, como por exemplo, uma dieta balanceada, com exercícios programados e especialmente os cuidados com a pele. Cuidar da pele é proteger o corpo todo, pois é algo que vemos e tocamos todos os dias e portanto ela sente e reage a qualquer mudança do seu estilo de vida.

Durante a dieta, é essencial procurar um médico dermatologista para cuidar da saúde e beleza da pele a fim de manter a elasticidade e evitar a flacidez. Todo processo de emagrecimento com restrição calórica e de alguns tipos de alimentos, assim como uma atividade física intensa são capazes de produzir no organismo um processo de catabolismo com mudanças a nível celular com a intensificação de processos inflamatórios e da produção de radicais livres. Este estresse oxidativo acelera o desenvolvimento de características de envelhecimento na pele, como por exemplo, pele flácida com acentuação de sulcos e aparecimento de rugas, queda e afinamento capilar, unhas frágeis e quebradiças, além de uma pele mais seca com dificuldade de cicatrização e maior risco de infecção.

Em processo de emagrecimento, a orientação profissional de um dermatologista é primordial. Confira abaixo um guia de cuidados especiais para manter sua pele bonita e saudável durante a dieta:

1- Hidrate a pele com produtos que devolvam a barreira de proteção. Assim, sua pele estará mais firme e com viço, melhorando a qualidade das fibras de colágeno;

2- Utilize antioxidantes tópicos como OTZ, alistin, ácido ferúlico e orais como resveratrol, vitamina C e licopeno. Eles são importantes na neutralização dos radicais livres durante o processo de emagrecimento;

3- Aposte na reposição do colágeno e silício orgânico durante a perda de peso. Os peptídeos de colágeno hidrolisado atuam na sustentação da pele diminuindo a flacidez e o ácido ortocilício fortalece a pele, unha e o cabelo.

4- Realize procedimentos dermatológicos, que por meio da neocolagênese reorganizem o contorno corporal e tratem a flacidez. A radiofrequência, os bioestimuladores de colágeno e os preenchedores têm esta função.

Lembre-se que a melhor forma de encarar a perda de peso é procurar por profissionais amplamente capacitados para lhe ajudar neste processo de mudança. Durante o processo de emagrecimento, seguir uma dieta orientada e um programa de exercícios físicos são tão importantes quanto cuidar da sua pele.