No último sábado, dia 1º, a Dra Stela Cignachi participou da campanha voluntária de combate ao câncer de pele. A ação realizada no ambulatório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) atendeu gratuitamente cerca de 300 pessoas.
A atividade fez parte do movimento “Dezembro Laranja”, Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Durante o encontro promovido em todo o Brasil foi realizado exames dermatológicos, procedimentos cirúrgicos de lesões suspeitas da doença, orientação de fotoproteção e encaminhamento para o tratamento.
A dermatologista, Dra Stela Cignachi lembra que a proteção solar é essencial para a prevenção do câncer da pele. “O protetor solar deve ser de uso diário com fator de proteção de no mínimo 30 e ser reaplicado a cada três horas ou após longos períodos de imersão na água”, recomenda.
Outras recomendações básicas para o cuidado da pele incluem usar roupas e chapéu de aba larga, evitar horário de exposição solar no horário entre 10 e e 16 horas, procurar sombras e hidratar bem a pele tomando líquidos e aplicação de hidratantes.
Além disso, a dermatologista recomenda agendar uma consulta mínima de uma vez ao ano ao dermatologista para avaliar manchas ou nevos para a prevenção e diagnóstico precoce.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele e se diagnosticado precocemente apresenta alto índice de cura. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que em relação a última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil).