Dra Stela Cignachi dermatologista aponta riscos do uso de cosméticos

Mês da Mulher: Dra. Stela concede entrevista para O Farroupilha
9 de março de 2018
Artigo de co-autoria da Dra Stela é apresentado durante importante Congresso de Dermatologia e Estética em Mônaco
18 de abril de 2018
Mostrar tudo

Dra Stela Cignachi dermatologista aponta riscos do uso de cosméticos

A variedade de tons de esmaltes, batons ou até mesmo o uso de cremes e xampus podem ter um preço. A dermatologista Dra Stela Cignachi alerta que os produtos de beleza devido à sua composição química podem conter substâncias cancerígenas, trazendo riscos à saúde.

Conforme a Dra Stela, existe uma variedade muito grande de cosméticos no mercado e acesso fácil à população. Nos dias de hoje, os consumidores compram maquiagem e outros itens de higiene pessoal sem tomar cuidado com as informações nas embalagens. Adquirem os itens pela internet, por indicação de amigos, nas farmácias e nos próprios mercados. No entanto, a doutora Stela salienta que é essencial que o médico dermatologista indique o produto indicado para cada tipo de pele a fim de não causar reação adversa, como irritação, infecção e alergias.

Um prova que existem produtos impróprios e sem a devida qualidade necessária cirulando no mercado, é que recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de nove cosméticos, sendo que seis eram produtos para cabelos. Segundo a Anvisa, os produtos eram fabricados sem registro, notificação ou cadastro. “Na listagem constava inclusive produtos para linha infantil. Por isso, é de suma importância que os consumidores estejam atentos sobre as informaçoes nas embalagens dos produtos, como lote de validade, por exemplo”, frisa a doutora.

Devido a várias substâncias nos produtos, que muitas vezes, não são totalmente próprias para o tipo de pele, as principais complicações que os consumidores podem sofrer são dermatite de contato e alergia. Por isso, a Dra Stela reforça que as pessoas devem consultar um médico dermatologista, especialmente às crianças, gestantes e os idosos, que precisam nesta fase utilizar itens específicos para o seu tipo de pele.

“Cada pessoa tem um tipo de pele, por isso não devemos compartilhar produtos com ninguém. Se o seu creme funciona pra você não significa que vai fazer o mesmo efeito com outro alguém. O indicado é procurar seu dermatologista”, destaca Dra Stela.