Como minimizar a flacidez?

Um novo olhar do envelhecimento da pele
30 de agosto de 2018
Outubro Rosa: câncer de mama requer cuidados com a pele
8 de outubro de 2018
Mostrar tudo

Como minimizar a flacidez?

Foto: Clayton Camargo/Tua Rádio

 

Com o passar do tempo, os sinais do envelhecimento da pele ficam cada vez mais evidentes e uma das principais características é a flacidez. A perda da sustentação e da elasticidade da pele ocorre porque as fibras de colágeno (proteína em abundância no nosso corpo) são degradadas com maior velocidade.Além disso, diversos estudos têm demonstrado que a partir dos 20 anos iniciamos nosso processo de envelhecimento com a diminuição da produção endógena de antioxidantes que evitam a glicação (quebra do colágeno) e a oxidação (alteração da função celular); A partir dos 30 anos perdemos 1% do colágeno ao ano e nos primeiros cinco anos da menopausa perdemos 30% do colágeno.

Como a pele perde estrutura de sustentação observamos o aparecimento de pele fina, mais mole, com rugas e sulcos, mais sombras e consequentemente mais manchas, estrias e celulite. Assim, aquela sensação de aspecto triste, cansado e sem contorno começa a aparecer.

É fundamental uma consulta com seu dermatologista desde cedo para adotar medidas de prevenção e melhores resultados no futuro. O conhecimento das alterações estruturais da sua pele, bem como dos fatores de risco genéticos, poluição, estresse, má alimentação, sedentarismo, privação de sono e outro é essencial no plano de tratamento.

Para iniciar o uso de protetor solar associado a antioxidantes é fundamental, tópicos em cremes com ativos consagrados com antioxidantes, tensores, acidos e hidratantes.

Uso oral de substâncias com ação antiglicante, antioxidante, tensora, silício e colágeno hidrolizado e limentos riscos em proteínas também são fundamentais.

Os procedimentos em consultório dermatológico são importantes para recompor volume, sustentação, cobrir as sombras e redefinir contornos; dentre eles destacam-se LED, LIP, laser, radiofrequência, ultrassom focado, preenchimento com ácido hialurônico, hidratantes de ação profunda, skinboosters, bioestimuladores e outros. Mas, importante sempre realizar a avaliação com seu dermatologista

Para mais informações pelos telefones, Caxias do Sul (54) 3538.8858 / Farroupilha (54) 3261.3986.

Obs: o tema flacidez facial foi abordado na última segunda-feira, dia 17, na Tua Rádio pela médica dermatologista Dra. Stela Cignachi. A entrevista na íntegra pode ser acessada neste link.